11/01/2012

O Gênero Alarga

Em 1880, Percy Greg escreveu Across the Zodiac: The Story of a Record Wrecked que é a "espada e planeta" história original (um subgênero que parece ter desaparecido em grande parte). Edgar Rice Burroughs se tornaria o mais famoso deste tipo de história, mas seu trabalho não seria publicado até o próximo século.


Flatland: Um Romance de Muitas Dimensões de Edwin A. Abbott, que foi publicado em 1884 mostrou a amplitude que a FC pode englobar. Situado em um mundo bidimensional denominado Flatland, a história é uma sátira sobre a rígida hierarquia social da sociedade vitoriana. Ironicamente, a Flatlander é capaz de reconhecer a possibilidade de quatro ou mais dimensões, enquanto que o tridimensional se parece incapaz.
Robert Louis Stephenson é conhecido por sua ficção de aventura, mas uma de suas histórias mais original é O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde que foi publicado pela primeira vez em 1886. Muitas vezes referida como uma história de terror, na verdade é uma exploração de doença mental e dupla personalidade. A FC não era mais estritamente limitada às ciências "duras".
Outro exemplo precoce de histórias de viagem no tempo é de Mark Twain, Connecticut Yankee in King Arthur's Court, que foi publicado em 1889. Entretanto, não há explicação científica para o tempo de viagem. 

Blogs

Postagens Populares

Entre em Forma