11/01/2012

Jules Verne


Na segunda metade do século 19, a FC moderna tinha chegado definitivamente. Um dos nomes mais importantes e maiores é Júlio Verne. Verne próprio reconheceu que alguns de seus trabalhos foram influenciados pelos contos anteriores de Edgar Allan Poe. Durante a década de 1860, Verne publicou dois livros de FC mais influentes de todos os tempos.

Figura: Jules Verne. Fonte: arvoredeideiasesonhos.blogspot.com

Em 1864, Viagem ao Centro da Terra apresenta-nos com um interior fantástico do planeta. Na superfície, esta não é ficção científica tanto como fantasia. No entanto, temos de considerar os conhecimentos científicos disponíveis na época da escrita e da natureza da própria história. O protagonista é um professor em busca do conhecimento científico.
Viagem ao Centro da Terra tem capturado a imaginação do público desde que a publicação original e foi adaptado para cinema e televisão em várias ocasiões. Da Terra à Lua, publicado em 1865 é menor conhecido conto de Júlio Verne que é mais um exemplo precoce de um voo espacial. A história é particularmente significativa porque apresenta um método quase credível de viagem na forma de um projétil disparado de um canhão gigante.
Verne na tentativa de calcular os requisitos para tal um canhão. Este é um exemplo perfeito da FC moderna. Outro conto de Júlio Verne bem conhecido da ciência é 20.000 Leagues Under The Sea, que foi publicado em 1869. Como são comuns nas obras de Júlio Verne, os protagonistas são cientistas e as suas ideias notavelmente proféticas. 

Blogs

Postagens Populares

Entre em Forma