07/01/2012

História da Ficção Científica

Ficção científica como se conhece e se entende não se concretizou até o século 19 e realmente entrou para ficar somente no século 20. Embora existam muitas grandes obras da literatura que podem ser apontados como as raízes da literatura fantástica, que não é o caso da FC.
Isto não é tão surpreendente como poderia parecer à primeira vista quando se considera que as ideias da nossa cultura do que é ciência mudaram radicalmente ao longo dos anos. Afinal temos a palavra da ciência latina scientia, que significa simplesmente conhecimento.
Os cientistas da palavra não aparecem no nosso vocabulário até 1833, coincidentemente, apenas sobre o tempo que a FC começou a florescer. Na verdade, essa palavra foi usada pela primeira vez em 1851 (especificamente em um sério pequeno livro em cima de um velho grande prejuízo por William Wilson).
Também não é surpreendente que talvez o exemplo mais antigo de FC pode ser um romance árabe Fadil ibn Natiq (traduzido para o Teólogo Autodidactus) por Ibn AL-Nafis, no século 13. A cultura árabe era naquele tempo era muito à frente da Europa ocidental, na ciência e na filosofia. 
O primeiro trabalho europeu que é muitas vezes considerado FC é uma utopia de Thomas Moore. Escrito em 1516, ele mostrava uma ilha fictícia e são costumes religiosos, políticos e sociais. Embora não seja FC, precisamente como nós entendemos atualmente, este método de criação de uma sociedade fictícia para explorar as questões filosóficas assume claramente uma forma semelhante à FC contemporânea.


Se você está procurando um óbvio ponto de partida para a FC, então talvez Frankenstein tem a maior reivindicação. Em bilhões ao ano Spree, Brian Aldis disse que o romance de Mary Shelley 1818 foi "a primeira obra seminal para que o rótulo FC pode ser logicamente inscritos".
Os anos 1800 foram uma época de grande progresso científico, a oeste com o Império Britânico, o poder dominante e no controle de um quarto da população do mundo. Houve evolução em matemática, física, química, biologia, eletricidade e metalurgia. A ciência tornou-se uma profissão reconhecida pela primeira vez. Charles Darwin publicou A Origem das Espécies, em 1859. Pasteur, de Edison e Faraday eram todos ativos. Nunca antes tinha ideias e tecnologia desenvolvida neste ritmo e em que a cultura era quase inevitável que o gênero da FC iria surgir.
Foi na segunda metade do século 19, quando a FC realmente começou a emergir como um gênero reconhecível. E muito cedo ainda criou dois dos subgêneros à pedra fundamental da FC na forma de histórias do tempo de viagem e ficção apocalíptica.
Jules Verne e HG Wells são reconhecidos como os pioneiros e os gigantes do gênero. Um dos primeiros livros de FC foi Uma viagem à Lua por George Tucker, que foi publicado em 1827. O livro, uma sátira, foi publicado sob o pseudônimo de José Atterley. Tucker foi um dos instrutores de Edgar Allan Poe na universidade. O romance apresenta uma das primeiras utilizações da tecnologia antigravidade. 

Blogs

Postagens Populares

Entre em Forma