O filme de FC tem sido
utilizado na ocasião para observações críticas de questões políticas ou
sociais, e exploração de temas filosóficos como a definição de ser humano. Esse
tipo de filme, originada com o cinema mudo, quando o Le
Voyage dans la Lune (1902)
por Georges Méliès
impressionou o público com seus efeitos fotográficos. De 1930 a 1950,
constituído, principalmente, os filmes de gênero da série B em um
orçamento.
Após o marco de Stanley Kubrick 's 2001:
Uma Odisseia no Espaço, de 1968, o filme de FC foi levado
mais a sério. No final de 1970, o orçamento de efeitos especiais se
tornaram populares com o público. Filmes como Star
Wars e Contatos
Imediatos do Terceiro Grau abriram o caminho para o
sucesso de vendas nas próximas décadas, como ET o
Extraterrestre (1982) e Men
in Black (1997).
Definir com precisão quais os filmes que
pertencem ao gênero da FC é muitas vezes difícil, porque não existe uma definição
universalmente aceita do sexo ou da literatura de gênero subjacentes. De
acordo com uma definição:
O filme de FC é um
gênero de filme que enfatiza a ciência real ou especulativa e extrapolou o
método empírico, interagindo em um contexto social que é menos estressado, mas
ainda presente, o
transcendentalismo de magia e religião em uma
tentativa para reconciliar o homem com o desconhecido (Vivian Sobchack).
A FC envolve uma
explosão de imaginação em realidade usando a ciência como um álibi para a
fantasia, conduzindo a transformação de uma referência tanto e, supostamente,
eminente cientista credível que falham em ambos os casos, um papel lendário
(Joan Bassa e Freixas Ramon).
A definição pressupõe que
haja um contínuo entre a evidência empírica real (mundo e transcendentalismo (sobrenatural)), no qual o filme de FC é
parte do empirismo e do horror e da fantasia do lado do
transcendentalismo. No entanto, há vários exemplos de filmes de FC de terror,
como Frankenstein e Alien.
E filmes como Star Wars, que unem elementos
típicos do gênero de FC, naves espaciais e robôs, com elementos místicos e
mágicos como a força mais adequada para o gênero
da fantasia. Alguns críticos usam termos como fantasia científica indicar a
mistura do gênero daqueles filmes. O estilo visual do gênero FC pode ser
caracterizado por um confronto entre as imagens exóticas e familiares.
Este confronto ocorre quando
as imagens se tornam familiar estranho, como é o caso de A Laranja Mecânica, onde se repete o bar Korova para um ambiente
mais familiar estranho. O processo inverso também ocorre, quando o Dr. Strangelove, a distorção da família
humana, torna as imagens mais bizarras.
Finalmente, pode ser o caso
quando a estranhas e familiares imagens são justapostas, como em Deadly Mantis Comomanis, predando escala
gigante do Monumento de Washington. O Gênero FC é uma forma de ficção que se
desenvolveu no século 20 e se refere a qualquer ficção que inclua um fator
científico como um componente essencial da narrativa. Este tipo de ficção lida
principalmente com o impacto da ciência - real ou imaginária - sobre a
sociedade ou indivíduos.
Este tipo de
gênero literário pode consistir de uma extrapolação cuidadosa e bem informada
de fatos e princípios científicos, bem como pode tratar de áreas completamente
imaginárias, que sejam até contraditórias a tais fatos e princípios. Em ambos
os casos, a plausibilidade baseada na ciência é um requisito obrigatório.
Desse modo, a
novela gótica Frankenstein (1818), de
Mary Shelley e O Estranho Caso de Dr.
Jekyll e Mr. Hyde (1886), de Louis Stevenson, são considerados como FC,
enquanto Drácula (1897), de Bram
Stoker, que é baseado puramente no sobrenatural. O Gênero FC surgiu ao final do
século 19, com os romances científicos de Júlio Verne, cuja ciência estava ao
nível da invenção, e com as novelas científicas de crítica social de H. G.
Wells.
Figura: Arthur C. Clarke. Fonte: overthinkingit.com
A FC teve um
grande impulso de desenvolvimento a partir de 1926, quando Hugo Gernsback
fundou a Amazing Stories Magazine, que
era devotada exclusivamente a estórias deste gênero de literatura. O rádio, a TV
e o cinema têm reforçado grandemente a popularidade da FC.
Entre os
maiores escritores do gênero podemos citar Arthur Clarke, Isaac Asimov, A. E.
Van Vogt, J. G. Ballard, Ray Bradbury, entre outros. O enfoque destes autores
incluem predições de sociedades futuras na Terra, análises das consequências da
viagem interestelar e uma imaginativa exploração de formas de vida inteligentes
e suas sociedades em outros mundos. Asimov, em Mistérios:
Muitas pessoas revelam a tendência de só
conseguirem classificar a FC como um membro a mais do grupo de literatura
especializada que inclui histórias de mistério, westerns, aventuras, histórias esportivas, histórias de amor e
assim por diante. Isto sempre pareceu estranho àqueles que conhecem bem a FC,
pois esta é uma resposta literária à transformação científica, e esta resposta
pode percorrer toda a gama da experiência humana. A FC, em outras palavras,
inclui tudo. De fato, você explica cuidadosamente todas as facetas do futuro
ambiente com bastante antecedência, de modo que o leitor tenha uma chance
decente de ver a solução. Mesmo alguns dos fatos reais de nosso presente devem
ser mencionados se tiverem que ser usados, apenas para garantir que o leitor
esteja ciente do mundo atual que o envolve (ASIMOV, Mistérios, p. 8-10, 1970).
No prefácio do
livro, Asimov revela que ele é amigo próximo de Arthur C. Clarke, e cada qual dizia
ser o outro o melhor autor de FC, numa espécie de acordo.
Figura: Isaac
Asimov. Fonte: mensa.com.br
FC é um termo
mal compreendido. Trata-se de um "gênero" que apresenta histórias
fictícias e fantásticas, mas cuja fantasia propõe-se a ser plausível, quer em
uma época e local distante ou próximo, ou mesmo no aqui e agora. Na realidade
sequer é de fato um "gênero" tal como Drama, Policial ou Aventura,
mas na verdade, uma característica na história. Uma obra de FC pode ser de
qualquer gênero.
A grande
diferença é que ela tenta convencer seu público de que as ideias que apresenta
podem não ser possíveis no contexto atual, mas poderiam ser, valendo-se de uma
explicação científica ou pelo menos racional. É diferente da FC onde a
preocupação de afirmar a viabilidade real de seus acontecimentos não ocorre, ou
ocorre de forma não racional.
Para validar
algo que não é possível no nosso contexto atual, a FC pode recorrer a: Ambientação
Futura, Inteligências não humanas: Extraterrestres, Intraterrestres,
Interdimensionais etc., Inteligências Humanas: Gênios e Cientistas.
Curioso é que numa
pesquisa aleatória uma porcentagem pequena de pessoas declara ser esse o gênero
favorito, não obstante este é com certeza o gênero cinematográfico mais bem
sucedido do mundo. Até o ano 2000 pelo menos, apenas alguns sucessos como Titanic e Forest Gump, escaparam do gênero fantástico, mas a maioria é de FC,
Star Wars, Independence Day, ET, Batman e etc.
Um bom
apreciador do gênero necessita ter receptividade a ideias novas, abertura a
ousadias intelectuais. Não é a toa que poucas pessoas apegadas a radicalismos
religiosos consigam apreciá-la.
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