09/05/2015

Revelado o rosto de Jesus na juventude


Este é o rosto de Jesus Cristo quando ainda era criança, de acordo com a polícia italiana. Detetives usaram um computador forense técnico que ajudou a capturar chefes da máfia para gerar a imagem.

Primeiro, eles criaram um ‘retrato falado’ a partir da imagem facial presente no Sudário de Turim, que muitos acreditam ser a de Jesus. Em seguida, utilizaram um programa de computador para reverter o processo de envelhecimento, reduzindo o tamanho da mandíbula, emagrecendo a face e suavizando os olhos, chegando ao Cristo mais jovem.

A polícia italiana usa as mesmas técnicas digitais, mas em sentido inverso, para criar retratos atualizados de chefes da máfia fugitivos, cujos rostos não foram vistos durante anos.


Um exemplo de sucesso da utilização do software, foi o caso de Bernardo Provenzano, capturado em 2006, após sua imagem ser recriada em uma foto de 1959.

A imagem do jovem Jesus foi criada para coincidir com a mais recente exposição do Sudário de Turim, na catedral de Turim, onde espera-se atrair milhões de visitantes, incluindo o Papa Francisco.

Existe um debate recorrente sobre a autenticidade do Santo Sudário, que é impresso com a imagem de um homem que parece ter sido crucificado. Em 1998, através do processo de datação por carbono-14, o Sudário foi estimado ao final do século 13, dando apoio àqueles que dizem que ele seja uma falsificação medieval. Mas ele manteve o seu ar místico para muitos fiéis, principalmente pelo fato de que os pesquisadores não foram capazes de estabelecer exatamente como a imagem foi criada.


"Não é uma profissão de fé, porque não é um objeto de fé, nem de devoção, mas pode ajudar na crença de muitas pessoas", disse o Arcebispo de Turim, Cesare Nosiglia, no mês passado. As autoridades locais acreditam que a exposição do Santo Sudário, na Catedral da cidade, possa dar um impulso significativo para a economia local em um momento de estagnação em toda a Itália.

Quando o último sudário foi apresentado ao público, em 2010, mais de dois milhões de fiéis visitaram-no. O Papa Francisco, que tem raízes familiares na região, deve visitar a cidade e a exposição entre 20 e 21 de junho. O sudário estará em exibição durante 12 horas por dia (07:30 às 19:30), com entrada franca.

Blogs

Postagens Populares

Entre em Forma