02/12/2011

Nossa Terra

Esta série reúne sete episódios, que trata dos aspectos físicos do planeta, analisando as eras geológicas, os diferentes tipos de rocha e o movimento das placas tectônicas. Episódios:
1. Colisões e Deslizamentos (Pushing and Shoving). É assustador passar por um terremoto, tudo treme, prédios desabam, aparecem rachaduras no chão, pessoas podem morrer e qualquer um que more perto de um vulcão deve estar pronto para fugir. Não é bom estar por perto.
2. Composição das Rochas (Rock Recipes). Todas as joias que se conhece, lindas e caras, são minerais ou vieram de minerais. Joias são apenas alguns de uma variedade incrível de produtos extraídos e fabricados com as rochas. As rochas são a fonte para se encontrar riquezas minerais. Descubra como são feitas as rochas e o que se pode fazer com elas.
3. Erosão (Wear and Tear). Demolir um prédio é rápido, mas mesmo que o homem não toque nele, ele não durará para sempre. As forças da natureza eventualmente provocarão o mesmo efeito. Em construções muito antigas, com o passar de muitos anos, o sol, o vento e a chuva desgastam naturalmente suas características. A erosão é um processo muito lento, mas implacável.

 
4. Fósseis (Fossils). Todos os seres vivos um dia morrem. Em geral, seus corpos se decompõem e viram pó. Mas às vezes deixam para trás algo que pode durar milhões e milhões de anos. Quando você pega um fóssil, tem na mão um pedaço de um mundo perdido. Como era aquele mundo? Como era seu ambiente? Tudo que sabemos do passado, como a era dos dinossauros ou a dos peixes, ou a era do gelo, chegou até nós pelas rochas e pelos fósseis.
5. O Fogo Interno (The Fires Below). A terra abaixo de nossos pés é um mistério, mas de uma coisa temos certeza, ela é muito quente. Em uma mina de um quilômetro e meio de profundidade, a temperatura das rochas passa dos 50°C, sem um bom sistema de refrigeração os mineiros não poderiam trabalhar. Quanto maior a profundidade maior é a temperatura, e é de se esperar que ao chegarmos a um determinado ponto, as rochas acabam derretendo. São milhares de graus e rocha derretida é o que sai dos vulcões. O que exatamente existe dentro da Terra?
6. Qual a Idade da Terra? (How Old is It?). Mesmo na antiguidade as pessoas escavavam a Terra, extraíam cobre, estanho, ferro, ouro e pedras preciosas, criando belas joias. Mas nunca suspeitou que a prospecção pudesse revelar um tesouro mais precioso, a história secreta da Terra. E foi escavando a Terra que o homem começou a compreender a idade da Terra.
7. Quem Precisa da Geologia? (Who Needs Geology?). Se você encontrasse uma caverna muito profunda, poderia chegar ao centro da Terra? Qualquer geólogo adoraria poder dizer que sim, seria uma ótima maneira de resolver o mistério do que há lá embaixo.
Mas infelizmente isso é impossível. O calor e a pressão no interior da Terra não permitiriam que existisse uma caverna. Ela seria esmagada. Os geólogos precisam usar outros meios de descobrir os segredos do nosso planeta.

Blogs

Postagens Populares

Entre em Forma