25/10/2011

Gênios da Ciência - Galileu


Galileu Galilei foi um astrônomo, físico, matemático e filósofo italiano. Conhecido como o pai da ciência moderna, Galileu nasceu em Pisa, na Itália, do ano de 1564. Desde cedo, Galileu se destacava em suas aptidões.
Desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a Lei dos Corpos e enunciou o princípio da Inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana.
Mas atenção: Galileu NÃO inventou o telescópio refrator, apenas o melhorou significativamente e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vênus, quatro dos satélites de Júpiter (os maiores: Io, Ganímedes, Calisto e Europa, chamados também de satélites galileanos), os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo. Contudo a principal contribuição de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica.
Desenvolveu ainda vários outros instrumentos como: a balança hidrostática, o termômetro de Galileu e o precursor do relógio do pêndulo.
O físico, por defender as ideias copérnicas (heliocentrismo), possuía muitos problemas com a Inquisição. Escreveu o livro chamado ''Dialogo di Galileo Galilei sopra i due Massimi Sistemi del Mondo Tolemaico e Copernicano'', por vezes abreviado para ''Dialogo sopra i due massimi sistemi del mondo'' ("Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo") completado em 1630 e publicado em 1632, onde defendia o heliocentrismo. É um diálogo entre três personagens: Salviati (que defende o heliocentrismo), Simplício (que defende o geocentrismo e é um pouco tonto) e Sagredo (um personagem neutro, mas que termina por concordar com Salviati). Esta obra foi decisiva no processo da Inquisição contra Galileu.
Galileu foi condenado à prisão domiciliar perpétua por heresia. Não foi queimado vivo pois a Inquisição deu-lhe a oportunidade de retirar e negar tudo o que havia dito.
Ao longo de sua vida, Galileu foi perdendo a visão dos dois olhos. Isso porque na época não se sabia que olhar diretamente ao Sol poderia prejudicar a visão, e como Galileu estudava as manchas solares pelo seu telescópio, infelizmente acabou ficando cego.

Blogs

Postagens Populares

Entre em Forma